Todos os brasileiros precisam do SUS

Talvez você tenha dinheiro suficiente para não se preocupar com despesas de saúde e acha que não precisa do SUS ou você paga um plano de saúde e acredita que também não precisa do SUS. Ledo engano. O SUS não é apenas assistência. Vamos entender.

– Você já sofreu alguma situação de emergência e precisou chamar o SAMU? Isso é SUS.

– Você frequenta restaurantes que são inspecionados pela vigilância sanitária? Isso é SUS. Aliás, as clínicas e hospitais particulares que você frequenta, assim como os medicamentos e até mesmo os cosméticos que você utiliza também são inspecionados pela vigilância sanitária: SUS.

– Você já tomou vacina? Você sabia que a criação de uma vacina depende de vigilância epidemiológica? Isso é SUS. Por isso não importa se você tomou a vacina na atenção básica ou na clínica particular. A existência da vacina depende do SUS.

– Você já doou sangue ou precisou de doação? Sim, o Hemominas também faz parte do SUS.

– Você já precisou de doação de algum órgão ou conhece alguém que precisou? A capitação de órgãos é feita pelo SUS.

Todos os brasileiros precisam do SUS. E há aqueles que precisam exclusivamente do SUS (a maioria da população), e privatizar o SUS é cortar brutalmente as oportunidades de sobrevivência dessas pessoas.

É importante também entender que a forma como o SUS acontece no dia a dia depende da gestão do governo que vigora. Se há filas extensas, dificuldade para marcar consultas e cirurgias, se há vivência de preconceito dentro dos serviços de saúde, é porque temos uma agenda restritiva que não investe no setor, que não investe em equipamentos e em profissionais.

Precisamos defender o SUS.

5 thoughts on “Todos os brasileiros precisam do SUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *